A Ginecomastia é uma condição que resulta na hipertrofia mamária masculina, causando muito desconforto estético. Para quem não sabe, ela está comumente associada a alterações hormonais “naturais” (como aquelas relacionadas à puberdade) ou “adquiridas” (através do uso de alguns produtos ou medicamentos, como anabolizantes).⠀
Esta cirurgia traz benefícios emocionais incontáveis para os homens por tirar-lhes algo que é comumente associado à aparência feminina, que é a protuberância das mamas. A cirurgia consiste em remover parte do tecido mamário.
Muitas vezes, temos apenas adiposidade localizada nessa região e a remoção desse tecido, através de lipoaspiração com cicatrizes mínimas, pode ser suficiente. ⠀
Em casos mais extensos é possível melhorar o tamanho da aréola e retirar o excesso de pele, evitando a flacidez.
O objetivo da cirurgia é restaurar o formato do tórax masculino, removendo o tecido mamário que pode acumular-se após a puberdade, andropausa, ganho de peso, uso de medicamentos e alterações hormonais. Pode ser necessário associar lipoaspiração para retirada do excesso de gordura.
MAIS DETALHES DA GINECOMASTIA
QUANDO REALIZAR?
Quando a causa da alteração não pode ser corrigida por medicamentos ou controle hormonal.
CICATRIZ
A cicatriz resultante é dependente do tamanho da mama, podendo incluir o contorno inferior da aréola ou o contorno completo.
RESULTADO DEFINITIVO
Em torno do 3º mês após a a cirurgia.
ANESTESIA
Anestesia local com sedação ou geral.
PÓS-OPERATÓRIO
Recomendamos o uso de cinta modeladora apropriada por 1mês. O curativo é mínimo com um pequeno esparadrapo tipo Micropore, que é trocado pelo médico. Retorno ao trabalho após 5 a 7 dias.
RETIRADA DE PONTOS
Após 2 semanas.
DURAÇÃO E ALTA
Aproximadamente 2 horas. Alta no mesmo dia, desde que bem acordado e acompanhado.

