A mamoplastia redutora é uma cirurgia que busca diminuir o volume mamário e reposicioná-las, promovendo seios proporcionais ao biotipo da paciente e um colo preenchido.
É possível realizar a cirurgia por razões estéticas, quando o volume excessivo dos seios causa incômodo ou afeta a autoestima da paciente ou mesmo por questões funcionais quando a mama traz desconforto ou limitações para as atividades diárias. Assim, a cirurgia objetiva promover a redução do volume da mama, modelagem em um formato cônico e natural e suspensão com reposicionamento a posição original.
MAIS DETALHES DA MAMOPLASTIA REDUTORA
QUANDO REALIZAR?
Deve-se aguardar o desenvolvimento completo das mamas, o que costuma ocorrer em torno dos 18 anos. Normalmente, é uma cirurgia indicada em pacientes após amamentação, ganho de peso ou que estejam apresentando mamas desproporcionais ao corpo.
CICATRIZ
Varia quanto à técnica aplicada. Normalmente, associa uma cicatriz em torno da aréola à outra vertical na linha média da mama. Comumente, faz necessária uma outra incisão horizontal no sulco inframamário, originando a tradicional cicatriz em T invertido.
RESULTADO DEFINITIVO
Em torno do 3º ao 6º mês após a cirurgia.
PÓS-OPERATÓRIO
Recomendamos o uso de sutiã apropriado por 2 a 3 meses. O curativo é feito com emprego de esparadrapo tipo Micropore que é trocado pelo médico. Retorno ao trabalho após 2 semanas.
RETIRADA DE PONTOS
Após 2 a 3 semanas.
DURAÇÃO E ALTA
Aproximadamente 4 horas. Alta no dia seguinte à cirurgia.
ANESTESIA
Anestesia geral por médico anestesista.

