É uma intervenção cirúrgica que utiliza um conjunto de técnicas com objetivo atenuar os sinais de envelhecimento da face e pescoço. Com isso, conseguimos corrigir a perda do contorno da mandíbula e do pescoço, queda das bochechas, flacidez da musculatura do rosto e pescoço, acúmulo de gordura na região sob queixo (“papada”), além de auxiliar na correção do sulco nasogeniano marcado e o famoso “bigode chinês”.
PODEMOS TRATAR
• Flacidez
• Má distribuição de gordura
• Perda de volume facial
• Perda do tônus muscular (que resulta na papada)
• Excesso de gordura sob o queixo e mandíbula
• Excesso de pele
MAIS DETALHES DA RITIDOPLASTIA
QUANDO REALIZAR?
O tratamento da face deve ser endereçado às alterações que o envelhecimento provoca. As rugas de expressão iniciam-se com 30 anos e podem ser amenizadas com toxina botulínica (Botox). Em seguida, os sulcos faciais, como o ‘bigode chinês’ tornam-se pronunciados, podendo ser atenuados através de preenchimentos como o ácido hialurônico. Mais tarde, quando ocorrem a flacidez facial com deslocamento das estruturas profundas, excesso de pele e gordura, a ritidoplastia apresenta os melhores resultados com rejuvenescimento mais natural e duradouro.
CICATRIZ
Há variações quanto à região da face a ser abordada e a extensão do procedimento. No face lifting clássico, as cicatrizes resultantes posicionam-se na região temporal junto à linha de implantação capilar, seguindo inferiormente anterior à orelha, estendendo-se posteriormente à mesma e finalizando no couro cabeludo. Quando trata-se do terço superior da face, pode fazer–se necessário o acréscimo de cicatrizes na linha de implantação capilar da região frontal ou couro cabeludo. Pode haver ainda uma outra incisão embaixo do queixo para o tratamento complementar da região cervical, gerando uma cicatriz nesse local. A abordagem endoscópica, quando bem indicada, apresenta bons resultados para o terço superior.
PÓS-OPERATÓRIO
Praticamente, não existe curativo. Orientamos, apenas, manter repouso e proteção solar no pós-operatório. Pode ser necessário realizar sessões de drenagem linfática com Fisioterapia especializada após a 1 semana. Retorno ao trabalho após 2 a 3 semanas
RETIRADA DE PONTOS
Após 14 dias.
DURAÇÃO E ALTA
Em torno de 4 horas. Alta no dia seguinte.
ANESTESIA
Anestesia geral por médico anestesista.
RESULTADO DEFINITIVO
Em torno de 2 a 3 meses.
